sábado, 12 de dezembro de 2009

História Urbana

Grupo: Augusto César Pimentel, Bárbara Skaba, Marco Antonio de Carvalho e Mauricio Cunha Ferreira

HISTÓRIA URBANA

A História Urbana estuda o desenvolvimento e o papel desempenhado pelas cidades na História. A partir do estudo local, procura explicar fenômenos de ordem nacional, contribuindo para a reinterpretação da história geral. Três tendências se mostraram nesse campo: 1) escola que privilegia períodos curtos e trabalha com política, instituições e vida comercial; 2) escola que estuda as redes urbanas, a regionalização e as trocas entre urbano e rural; 3) escola que define-se mais no plano cultural e social da urbanização, dedicando-se à análise dos problemas das cidades. Nos últimos 20 anos, as três tendências têm influenciado os historiadores, que passaram a estudar não apenas o fenômeno de urbanização, mas também a relação do quadro urbano com a atividade humana.

Desde o início, a História Urbana se definiu como interdisciplinar, tendo contribuições da Geografia, Sociologia, Antropologia, Demografia e Economia entre outras. No que diz respeito à sua inserção no conjunto da História, duas posições antagônicas se afirmaram: 1) a História Urbana como campo de conhecimento específico e diferenciado do resto da produção historiográfica; 2) a cidade enquanto processo e o urbano como local onde os embates e as transformações sociais acontecem.

A História Urbana se desenvolveu de formas diferentes em cada país ou região. Na França, as três escolas são representadas: a primeira, pelo historiador Pierre Goubert; a segunda, pelo geógrafo Jean Gottman; a terceira, pelo historiador Marcel Poète. Esse campo de pesquisa teve representação no país também por Henri Pirenne e pela Escola dos Annales. Nos Estados Unidos, a História Urbana se desenvolveu na década de 1930, devido à influência da urbanização na consciência histórica do país. A partir da década de 1960, volta-se da história institucional para a social, com a chamada “Nova História Urbana”, pesquisando a exclusão social nas cidades.

Na América do Sul não identificamos um núcleo especifico de história urbana e sim estudos próximos ao tema, como a história do sindicalismo sul-americano, mentalidades, política, cultura e cotidiano.

No Brasil, a História Urbana, assim como a própria urbanização, é recente, datando da década de 1960. Ainda hoje, esses estudos são feitos, em sua maior parte, por arquitetos e urbanistas, mas a produção histórica vem crescendo, principalmente com a criação de grupos e linhas de pesquisa sobre o campo nas principais universidades do país.


Palavras-chave: urbanização – arquitetura – cidade – regionalização - sociedade

Referências bibliográficas:

BURGUIÈRE, André (org.). Dicionário das Ciências Históricas. Rio de Janeiro: Imago, 1993.

FERNANDES, Ana; GOMES, Marco Aurélio A. de Filgueiras. História da cidade e do urbanismo no Brasil: reflexões sobre a produção recente. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252004000200015&script=sci_arttext. Acesso em 31 de outubro de 2009.

LIBRARY THING. Pierre Goubert. Disponível em: http://br.librarything.com/author/goubertpierre. Acesso em 4 de novembro de 2009.

PAYRE, Renaud. Review of Donatella Calabi. Marcel Poete et le Paris des Annees vingt: aux Origines de l'histoire des villes. H-Urban, setembro de 1998. Disponível em http://www.h-net.org/reviews/showpdf.php?id=2310. Acesso em 4 de novembro de 2009.

SILVA, Luís Octávio da. História urbana: uma revisão da literatura epistemológica em inglês. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0250-71612002008300003&lng=es&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em 31 de outubro de 2009.
WIKIPEDIA. Jean Gottmann. Disponível Em:

http://en.wikipedia.org/wiki/Jean_Gottmann. Acesso em 4 de novembro de 2009.


CHRISTALLER, Walter. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2009. [Consult. 2009-11-05].

Disponível em: http://www.infopedia.pt/$walter-christaller>
.


BETHEL, Leslie. (org.). História da América Latina, Volume 6. São Paulo: EDUSP, 2008, ISBN: 8531408539

Nenhum comentário:

Postar um comentário