quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Projeto de Pesquisa Histórica

Universidade Federal Fluminense
Métodos e Técnicas em Pesquisa Histórica
Profª. Ana Mauad

Projeto de Pesquisa Histórica.
O projeto de pesquisa é um trabalho científico em que se organizam as diversas etapas de uma proposta teórico-metodológica, a ser formulada a respeito de determinado assunto. Sua característica principal é o desenvolvimento do processo de análise de um objeto de estudo teoricamente formulado.

Alguns critérios são fundamentais para a elaboração do projeto:
- Originalidade e relevância do tema. Estabelecidas a partir do estado atual das questões sobre o tema. No tocante a originalidade, o tema deve ou preencher uma ausência em termos historiográficos, ou revisitar um tema já trabalhado, a partir de um novo enfoque. Pelo lado da relevância, o projeto deve apresentar resultados tanto científicos quanto sociais. Deve, portanto, relacionar o tema ao conjunto da produção científica na área, bem como indicar as contribuições sociais a serem conquistadas através do trabalho.
- Pertinência. O trabalho de pesquisa deve propor um tema cuja relevância possua uma abrangência tal que justifique o investimento na pesquisa.
- Experiência e interesse pessoal. Um projeto, dependendo para onde se destina, conta com um prazo definido para ser desenvolvido. Por exemplo, é muito difícil propor um projeto de dois anos, sobre um tema que se tenha pouco ou quase nenhum conhecimento. Em geral, são sugeridos ao longo de pesquisas anteriores, debates acadêmicos, ou ainda, demandas editoriais. Em todo caso, para ser bem desenvolvido, deve contar com o interesse pessoal do pesquisador (tempero necessário para qualquer atividade ser bem sucedida).
Todo o projeto de pesquisa se organiza por uma estrutura básica. Os modelos a serem adotados variarão em função das necessidades, as quais o projeto pretende responder. Por exemplo: uma monografia de final de curso, uma dissertação de mestrado, uma tese de doutorado, um financiamento ou a concorrência a algum tipo de concurso.

A estrutura básica de um projeto na área de história é a seguinte:
1.Tema: construção intelectual do problema histórico a ser resolvido pela pesquisa. Envolve no processo de sua delimitação a discussão com a historiografia já produzida sobre ele.
2.Delimitação do objeto. Delimitação no contexto do quadro temático, de como o problema será investigado. Deve-se justificar, nesta parte, porque o problema x vai ser tratado a partir do recorte proposto.
3.Relevância social e científica do projeto: nesta parte destaca-se a originalidade e as contribuições que o trabalho com determinado tema vai proporcionar tento em termos científicos como sociais.
4.Objetivos: inclui os objetivos gerais e específicos da pesquisa. Associados a conquistas teóricas e/ou práticas, por exemplo, escrever uma tese de doutorado.
5.Quadro teórico: parte onde são definidas as opções teóricas que orientarão a interpretação e análise dos dados empíricos. No quadro teórico deve-se evitar digressões e apresentar os conceitos a serem trabalhados de maneira clara e sistematizada.
6.Hipóteses de trabalho: enunciados onde são propostos os problemas a serem resolvidos através da pesquisa. A hipótese é uma sentença a afirmativa elaborada a partir da interseção entre o dado empírico e o aparato conceitual. Geralmente as hipóteses de trabalho são feitas sobre os diferentes aspectos que compõem o objeto de investigação. Devem, portanto, indicar claramente a questão sobre a qual está se debruçando, bem como, a forma como serão testadas através dos dados empíricos.
7.Metodologia: método de análise a ser utilizado para se comprovar as hipóteses. Dependendo da natureza das fontes, pode ser quantitativo e/ou qualitativo. Não existe uma norma metodológica fixa, esta deve se coadunar a natureza do objeto de pesquisa e as fontes à disposição.
8.Tipologia das fontes. Apresentação das fontes divididas a partir de suas características comuns. Por exemplo: iconográficas, periódicas, impressas, etc.
9.Bibliografia: dividida em assuntos.
10.Cronograma: onde são estabelecidas as etapas da pesquisa, a saber:
Levantamento de dados
Organização da documentação: crítica externa e interna
Sistematização dos dados
Análise dos dados
Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário