sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Programa e roteiro de Atividades


UFF/CEG/ICHF

Métodos e Técnicas de Pesquisa em História.
Profª.: Ana Maria Mauad.
Objetivo: Entender os mecanismos de confecção de projetos de pesquisa em história e sua execução.
Conteúdo: A pesquisa em história: características e etapas. O projeto de pesquisa e sua elaboração; problemas práticos da execução de pesquisa em história.
Estratégias: Leitura orientada de material didático, desenvolvimento de atividades, acompanhamento on-line das aulas.
Unidade I: O debate sobre o caráter científico na História Hoje
v      História, “ciência dos homens e mulheres no tempo” ou “a arte de inventar o passado”?
v      História e ficção, história e narrativa.
v      A História e seus métodos: observação, compreensão e explicação.
v      História e Ciências Sociais
Unidade II: Dimensões e domínios da História
v      Teoria social e os domínios da história
v      Eixos de orientação: principais conceitos
- História Social: estrutura, conjuntura, classe, sociedade e cultura material.
- História do Poder: poder, política e conflito
- História social da Cultura: cultura, ideologia, mentalidade, imaginário, representação.
Unidade III: O que faz de um interesse um projeto de pesquisa: elementos do projeto de pesquisa em história.
v      Entre o tempo e o espaço: tema, objeto de pesquisa e recorte temporal.
v      Problemas epistemológicos relativos ao projeto: teoria e hipóteses
v      Problemas heurísticos: metodologias de trabalho.
v      Modalidades de projetos de pesquisa.
v      Situação dos principais locais de pesquisa histórica.
Unidade IV: Exercício de pesquisa
v      Proposta – produzir um projeto de pesquisa a partir de um livro pronto.
Roteiro dos trabalhos
Trabalho 1 – Questões unidade 1 (12 pontos)
Trabalho 2 –- seminários (3,0). Os seminários temáticos organizados em torno dos temas das linhas temáticas do ciclo profissional e temas associados às problemáticas da pesquisa histórica – História política; História da Cultura; História Social; História do Tempo Presente; História Oral; História das Imagens; História das Mulheres; História que vem debaixo, História da África; História da Escravidão; História Econômica. Uma leitura de apoio será apresentada a turma, mas caberá a cada grupo organizar um material a ser distribuído para a turma toda, com um resumo sobre o tema pesquisado com bibliografia complementar.
Roteiro do seminário: trajetória do campo; principais nomes e obras; conceitos e questões; propostas e críticas
Trabalho final – simulação de projeto de pesquisa (5,0) – a estratégia é trabalhar com uma obra da historiografia brasileira e tentar recuperar o projeto original que a gerou. Escolher o livro na aula
Roteiro de Leituras:
Unidade 1 - material disponibilizado pela professora no blog da turma e na pasta de fotocópia (o mesmo material)
Unidade 2 – material disponibilizado pela professora no blog da turma e na pasta de fotocópia, obras de referência e bibliografia indicada para a organização dos seminários.
  1. Burguiére, André. Dicionário das ciências históricas, Rio de Janeiro: Imago Ed., 1993. (Vários Verbetes).
  2. Silva, Kalina & Silva, Maciel. Dicionário dos conceitos históricos, São Paulo: Editora Contexto, 2006 (vários verbetes)
Unidade 3  - Livro a ser escolhido pela turma


Roteiro de aulas – 4ª e 6ª -  20/22 hs
Agosto – 2 aulas
19 –
21 –
26 – Apresentação do curso e da proposta.
28 – aula 1
Setembro – 4 aulas
2 – aula 2
4 – aula 3
9 – aula 4
11 – Atividades da aula 1
16 – Atividades da aula 2
18 – Atividades da aula  3
23 – Atividades da aula 4
25 – sistematização das atividades num relatório para ser entregue a professora
30 –  aula 5 Entrega dos trabalhos da unidade 1 (12 pontos)
Outubro – 5 aulas
2 –aula 6
7 –aula 7
9 – aula 8
14 – Preparação dos seminários
16 – Preparação dos seminários
21 –Leitura do livro para o projeto
23 – leitura do livro para o projeto
28 – Seminários
30 – Seminários
Novembro – 7 aulas
4 –Seminários
6 –Unidade 3 início.
11 –
13 –
18 –
20 –
25 –
27 –
Dezembro – 4 aulas
2 –
4 –
9 –
11 –
16 –
18 –
Total – 20 aulas – 40 horas presenciais e  28 horas em atividades programadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário