terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Cultura Popular

Alunos: Anderson Abrantes,Breno Perez, Cícero William Vital Marculino, Gislaine Alhadas Ribeiro

CULTURA POPULAR

Nos últimos vinte anos a cultura era dividida em duas: a erudita e a popular, entretanto havia uma fronteira móvel, podendo sempre identificar qual era erudita e qual era a popular. Chartier separa as diferentes definições sobre cultura popular em dois grandes modelos: o que a concebe como um sistema simbólico autônomo, e o que a percebe como dependente de referência a uma cultura dominante. O contraste entre essas duas perspectivas fundamentou todos os modelos cronológicos que contrariam um suposto auge da cultura popular e um tempo de censura e de constrangimentos que a desqualificam.
Chartier acredita que todas as formas culturais nas quais os historiadores haviam acreditado reconhecer a cultura do povo, permanecem hoje, como conjuntos mistos, abrangendo elementos de origens bem distintas, sendo assim, a cultura popular, é de alguma forma, aculturada e aculturadora: não podemos, portanto, identificá-la nem como totalmente distinta dos grupos dominadores, nem como totalmente por ela moldada.
Não há como distinguir a cultura popular através da distribuição, suposta e específica, de certos objetos ou códigos culturais. O que mais importa é a apropriação diferencial pelos grupos ou pelos indivíduos.

Palavras chaves: Diversidade cultural, reapropriação cultural, expressão popular.
Bibliografia:

CHARTIER, Roger. "Cultura popular": revisitando um conceito historiográfico. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 8, n 16, 1995.

BURGUIÈRE, André. Dicionário das ciências históricas. Rio de Janeiro, Imago,1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário