sábado, 12 de dezembro de 2009

Imagem

GABRIEL CLAVERIA, GENICE, HÉLVIA E JADIER.

Imagem

Por muito tempo a imagem foi deixada para colecionadores, museólogos e historiadores da arte não sendo dado como documento histórico e estudado numa perspectiva de reconhecer ali as relações sociais daqueles que às produziram. Assim, diferente da historia da arte, cujo foco inicial se encontrava no objeto de arte e parte de princípios de uma teoria estética e da categoria do belo, o “historiador da imagem” parte da visão das relações sociais e motivos para a produção daquelas imagens.
Pensando que a história da imagem leva em conta as relações e experiências sociais dos indivíduos que produzem os documentos, estes não se focam apenas nas grandes obras de arte, mas também nas pequenas imagens, sejam selos ou mapas, abrangendo uma maior “área de documentação” além de relacionar a produção cultural à definição de “padrões da cultura visual”. Trabalham com a perspectiva de função exercida pelo documento e faz um trabalho investigativo em cima do objeto, vendo na imagem uma “fonte de estudo da cultural visual”, compreendendo que, os significados dos elementos das imagens é um processo social que vai sendo construído a partir das experiências e vivencias das sociedades que as formam. Analisando a imagem com o conceito de cultura visual, significa reconhecer na imagem uma construção histórica (M. JAY; W.J.T. MITCHELL) onde a visão não é dada como natural, inocente, mas importante questionar a mensagem que ela transmite. Além disso, na história da imagem esta não está só, mas é parte de uma relação entre fontes visuais e outras como documentos escritos.

Palavras-chave: história da arte, cultura visual, historiador da imagem, documento histórico, relações sociais, construção histórica.

Bibliografia:

http://www.historia.uff.br/labhoi/ - 29/11/2009
O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual, Paulo Knauss , Artcultura - Revista do Instituto de História da UFU, Volume 8, Number 12, Uberlândia, p.97-115, (2006)

Burguière, André (org.). “Dicionário das Ciências Históricas – Verbete Imagem por R. Chartier”. Imago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário